quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Capitulo 11 - Conhecimento

Depois que todos os membros do grupo chegaram – e tomado suco que a empregada Angélica trouxe – todos sentaram em vários lugares da sala e ficaram olhando para mim. Com certeza eles estavam esperando a líder do grupo fazer alguma coisa então, resolvi começar a falar.
- Bom gente, essa reunião é para decidirmos o que vamos fazer, e também para adiantar o trabalho porque agente tá muito atrasado. Então, eu gostaria de ouvir de cada um uma sugestão, idéia ou critica etc... começando por ordem alfabética: Andressa!
- Bem, eu acho que agente podia fazer um desfile com a moda da época!
- Fala sério Andressa, a professora quer conteúdo! Quer que agente fale sobre a Guerra de Tróia. Desfile não tem conteúdo! – Cristiano falou.
- Quem disse que desfile não tem conteúdo cabeça de alface? – Andressa rebateu.
- Cabeça de alface é você!
- Gente, por favor, não vamos brigar né?! – falei – o assunto é sério, é sobre o nosso trabalho!
- Tudo bem, mas eu acho que agente deveria saber mais sobre o assunto. Sabe, eu não sei nada sobre a Guerra de Tróia, só já ouvi falar sobre Aquiles!
- É mesmo, a Eloá tá certa! Como agente pode saber o que vai fazer se agente nem conhece o assunto?
- O ideal seria se agente pesquisasse, ou tivesse algum livro sobre isso... porque que eu não pensei nisso? Agente devia ter se reunido em uma biblioteca... – falei.
- Não Lê, se agente se reunisse em uma biblioteca, íamos ser expulsos pra sempre! – Cristian falou todo sério.
- Gente, não precisa nada disso! Eu tenho uma biblioteca.
Todos olharam para o Josh.
- O quê? Você tem uma biblioteca? Onde?
- Aqui em casa ora!
- Você tem uma biblioteca dentro de casa?
- Sim.
Todo mundo ficou olhando para ele como se ele fosse um alien. Eu levei essa numa boa. Biblioteca dentro de casa, nossa normal! Eu também tinha uma biblioteca dentro da minha casa se fosse levada em consideração a quantidade de livros que eu tenho.
- Então vamos pra lá! – Cristian falou todo empolgado.
- Claro!
Todos levantaram e Josh nos guiou pela casa. Subimos dois lances de escadas, andamos por um corredor e viramos a direita. Dava pra ver que a casa tinha vários cômodos, provavelmente quartos, banheiros, e salas e mais salas...
Finalmente ficamos em frente à única porta que havia no corredor. O Josh abriu a porta e demos de cara com uma biblioteca enorme com estantes de gesso com diversas prateleiras e cheia de livros. Havia também uma grande mesa no centro da biblioteca com puffs em forma de cadeiras envolta, e quatro mesas pequenas espalhadas.
Tá bom, eu admito, isso não existe. Como é que uma pessoa pode ter uma mega biblioteca dentro de casa?!
- Bom gente ,aqui tem vários tipos de livros. – o Josh começou. – Tem um sobre a Guerra de Tróia por aqui...
Ele foi a uma das estantes e ficou procurando pelo livro.
Na verdade, ninguém prestou muita atenção no que ele falou, todos estavam ainda muito admirados com a biblioteca, observando cada detalhe dela, assim como eu.
- Achei! – Josh exclamou. – A Guerra de Tróia de Lindsay Clark.
Ele pegou o livro e jogou em cima da mesa grande.
- Tá, tudo bem, como nós vamos ler esse livro, tipo, hoje?! – Andressa perguntou.
- É mesmo, não tem como agente ler esse livro hoje!
- Agente precisa de pelo menos um resumo da história! Ninguém sabe nada? – falei.
- É gente! Nem sobre a história do cavalo lá? Cavalo de Tróia?
- Olha, eu já li esse livro, posso fazer um resumo sobre a história! – Josh falou todo empolgado.
- Pode mandar ver!
- Então, senta aí todo mundo!
Todos sentaram nos puffs em volta da mesa e o Josh começou a falar.
- Tudo começou quando Hera resolveu disputar um concurso de beleza com Atena e Afrodite, concurso este instigado por Discórdia. Zeus, não querendo se indispor com as Deusas e escolher uma, mandou-as para o Monte Ida e decidiu que Páris escolheria a mais bela. Cada uma das Deusas prometeu uma dádiva a Paris, este decidiu por Afrodite que lhe prometeu a mulher mais bela do mundo.
“Esta mulher era ninguém mais, ninguém menos que Helena, a qual Páris convenceu a fugir com ele para Tróia. Esta fuga foi mais do que suficiente para levar os Aqueus à guerra, pois tinham prometido em ocasião anterior, não só defender Helena, mas lutar por ela se necessário e protegê-la para o seu marido Menelau.”
“Menelau, marido de Helena, chamou os chefes da Grécia e exortou-os a honrar sua promessa, o que foi atendido imediatamente, menos por... Ulisses, que tentou se fazer de louco, mas foi facilmente desmascarado. E Aquiles, escondido pela Deusa Tetis, sua mãe, entre as mulheres da corte do rei Licomedes, porque a mãe dele sabia que ele estava destinado a morrer nessa guerra, mas logo, também Aquiles foi encontrado.”
O Josh parou um pouco para respirar, todos estavam prestando atenção nele, como se a vida dependesse disso. Ele começou a andar pela biblioteca.
- Os gregos se prepararam por dois anos, mas a Deusa Diana estava desgostosa, pois Agamênon havia matado um veado, bicho sagrado pra ela, como vingança a Deusa parou os ventos para que nenhum navio dos Aqueus pudesse sair do porto. Para aplacar a ira da Deusa, era necessário sacrificar uma donzela virgem e ela queria a filha do rei Agamênon, Ifigênia. No momento do sacrifício a Deusa se apiedou e no lugar de Ifigênia colocou uma vitela*, mandou a donzela para o templo de Táuris para se tornar sacerdotisa. Assim foi que a frota dos Aqueus zarpou e deu início a guerra de Tróia.
*Denominação que geralmente se dá à vaca com menos de um ano.
“O cerco sangrento durou dez anos e ocasionou a morte de muitos heróis gregos, incluindo Hector e Aquiles. A guerra foi finalmente ganha graças a brilhante tática de Odisseu. Seguindo ordens, os gregos abandonaram o local em barcos, como se tivessem sido derrotados, deixando para trás um enorme cavalo de madeira. Pensando que o cavalo era uma oferenda para os deuses, os troianos o colocaram dentro da cidade. Mas, ao anoitecer, uma equipe de guerreiros gregos saiu do interior do cavalo e abriu as portas da cidade para o exército grego que tinha voltado. Tróia foi saqueada e totalmente queimada.”
Quando ele terminou, todos continuaram olhando.
- Bom , esse é um resumão, porque tem muito mais coisas por trás da história.
- Cara ,como você sabe tudo isso? – Cristian perguntou abobalhado.
- Ah, - ele falou sem graça – eu li o livro!
- E conseguiu gravar todos esses nomes esquisitos!
- É que minha memória fotográfica é boa...
- Josh! Você é demais! – Eloá falou com os olhos brilhando.
Josh ficou vermelho como um tomate. Também, não tinha como não ficar com vergonha com uma menina tão atirada assim!
- Bom, vamos então decidir logo o que fazer do trabalho não é! – falei bruscamente.
- Vamos sim! – Andressa falou. – Minha idéia de desfile ainda tá de pé!
Todos reviraram os olhos.
- Eu acho melhor agente fazer um seminário, explicando o que aconteceu em Tróia.
- Seminário é muito chato!
- Seria bom se agente gravasse um filme...
- Com que material?
- Desfile!
Subitamente todos começaram a discutir. Realmente, se fosse em alguma outra biblioteca, nós já teríamos sido expulsos. Eu não era a tia da biblioteca, mas tinha que parar essa conversa, ainda precisávamos resolver o que fazer sobre o trabalho, e todos discutindo ao mesmo tempo não ia dar em nada.
- Galera, por favor, vamos fazer silêncio. – falei, mas ninguém me ouviu.
- Agente podia reproduzir o cenário...
- Teatro dramático!
- Por que dramático?
- Porque é uma guerra!! E guerra é triste! Dã...
- Depende...
Olhei em volta suplicante, procurando por ajuda. Meus olhos se encontraram com os dos castanhos claros do Josh. Imediatamente ele entendeu e gritou.
- GALERA! SILÊNCIO AÍ!
Na mesma hora todos fizeram silêncio.
- Letícia quer falar.
Senti vários pares de olhos se dirigirem a mim.
- Obrigada... Josh.
- Estou sempre disponível! – ele falou sorrindo.
Olhei maravilhada pelo seu sorriso por um segundo e depois pigarreei.
- Bom gente, agora nós já temos uma base sobre a Guerra de Tróia. Temos que decidir o que fazer, e sem discussão. Um por um vai falar o que acha que devemos fazer, sem bagunça, sem comentários, por favor! Vamos só ouvir o que o outro falar!
- Desfile! – Andressa persistiu.
- Seminário – Thiago, que estava sentado ao lado de Andressa, falou.
- Filme.
- Peça dramática.
- Peça também, mas não precisa ser dramática! – Cristian falou.
- Filme.
- Uma peça – Josh falou por último.
- Lê só falta você!
Eu pensei por um momento, todas as idéias eram ótimas! Se houvesse algum jeito de juntar tudo... Uma idéia se iluminou na minha cabeça.
- Bem... eu acho que uma peça, mas não simples, com uma super produção, como nos filmes, figurinos pelo menos parecidos com o da época, como em um desfile e com um narrador para explicar a história, como em um seminário!
- Letícia, você é uma gênia! Sério! Só podia ser minha melhor amiga! – Andressa falou com os olhos brilhando. – Por favor, se vocês, como eu, concordam com o que a Lê disse, levantem a mão!
Sete mãos se levantaram.
- Pronto! Decidido, vamos fazer o que a Lê disse!
Eu sorri. Já tínhamos escolhido um caminho, agora só faltava seguir por ele.
Depois de conversarmos bastante, todos resolveram que a nossa peça-seminário-desfile de moda, seria baseado no livro A Guerra de Tróia de Lindsay Clark. Eloá, por ser rápida para ler, ficou de ler o livro e escrever o roteiro com o Thiago.
- No máximo na terça-feira agente trás o roteiro pronto.
- Ah tá, só se vocês forem ninjas! – Fernando falou com desdém.
- O quê? Você está duvidando da nossa capacidade?!
- Quem? Eu? Nunca! Imagina! – ele falou com ironia.
- Gente, que horas são?
O Cristian olhou o relógio.
- Oito horas da noite...
- Mentira! Meu Deus, eu tenho um monte coisas pra fazer ainda! Tenho que ir ao shopping comprar um vestido maravilhoso que vi....
- Andressa, por favor! Fala sério! Não pode comprar amanhã? – perguntei.
- Não! Eu simplesmente tenho que comprar esse vestido hoje! E se amanhã não tiver mais? Tiver acabado?!
- Ah, então tá bom, acho que a reunião já acabou não é?
- Sim!
- Então pode ir... – comecei falando mas depois lembrei – Epa! Espera Déa! Você vai me dar carona pra casa esqueceu!
- E pra mim também, mas eu não quero ir embora... quero ficar pro jantar. – Cristian falou com carinha de triste.
- Pode ficar cara, depois eu peço pro motorista te levar pra casa! – Josh falou solidário.
- Sério?
- Claro! E se você quiser Letícia, pode ficar também...
- Obrigada Josh, mas não precisa. Eu vou com a Déa. Né Déa? – dei um olhar ameaçador pra ela, rezando pra que entendesse que era pra ela me levar pra casa.
- Claro! – ela falou quando viu meu olhar - Eu levo a Lê pra casa antes de passar no shopping. – terminou enquanto pegava o celular na bolsa.
- Então tá bom... – Josh deu de ombros.
Mais algumas pessoas também pegaram o celular pra ligar pra quem quer que fosse pegá-los enquanto voltávamos para a sala.
A mãe do Josh estava lá.
- Oi mãe! – Josh cumprimentou.
Os meninos que não a tinham visto mais cedo ficaram de boca aberta quando ele falou isso. Fiquei imaginado se quando eu, Cristian e Andressa soubemos que ela era a mãe do Josh fizemos as mesmas caras de bobos.
- Já vão meninos? Por que não ficam pra jantar?
- Eu também não sei por que eles não ficam pra jantar, eu vou ficar! Claro, se a senhora permitir! – Cristian falou como se fosse da casa.
- Mas é claro que sim! Amigo do Josh, também é meu amigo! Ele já falou muito sobre você, Andressa e – ela exitou um pouco - Letícia. Mas os outros, por que não ficam também?
- Obrigada Dona Suilan, mas nós já abusamos demais da senhora, vamos pra casa. – Andressa falou.
- Tudo bem, mas saibam que vocês são sempre bem-vindos!
Depois de meia hora de vários adjetivos de Andressa sobre como a casa do Josh era linda, e de que o trabalho ia ficar perfeito, eu cheguei em casa. Tomei um banho e desabei na cama.

Créditos:
http://pt.shvoong.com/books/mythology/1650717-guerra-tr%C3%B3ia-livro-ouro-da/
http://www.suapesquisa.com/historia/guerra_de_troia.htm


Nota: Agora só ano que vem meu povooo! ;D

4 comentários:

  1. -Andressa patriicinha
    -Josh gatão
    -Ian sem noção
    -Letícia apaixonada!!
    kkk' essa históriia ta massa laii!
    posta logo o capitulo 12 viu.
    bjo lorena

    ResponderExcluir
  2. ushauhs agora só ano que vem minha lindaaa!!
    Faltou Eloá atiradaa!

    ResponderExcluir
  3. Xii...foii mesmo! Eloá se atiirando pra cima de josh! neim pra letíciia dar uns murro nela! Lorena

    ResponderExcluir
  4. LAAAAAY...
    PRECISO DIZER, REPETIR, REREPETIR, REREREPETIR, REREREREPETIR Q ESTÁ MARAVILHOSO, LINDO, PERFEITO, ETC, ETC, ETC?!?!?!
    VC ESCREVE MUITO MINHA FOFA!!!
    CONTINUE SEMPRE ASSIM!!!
    ;)

    ResponderExcluir